Famílias estão desabrigadas por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias no município de Jaru, RO e região do Vale do Jamari. O nível do rio continua subindo e já está acima dos dez metros, como divulgou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
A aferição foi feita no fim de semana, quando a prefeitura e outros órgãos, teriam passado a madrugada assistindo os ribeirinhos. Alguns já tiveram de deixar suas casas.
Pelo menos duas famílias foram retiradas de situação de alagamento neste domingo, 12 de março, como confirmou o Corpo de Bombeiros.
Segundo o que apurou o Portal P1, nos últimos três dias, o nível do rio Jaru subiu, elevando as águas a ponto de fazer o rio sair do seu curso natural – a caixa do rio –, alcançando o asfalto da rua Beira Rio, que margeia o leito do rio, nas proximidades da ponte da BR-364 e na avenida Rio Branco. A avenida Rio Branco teve de ter um trecho interrompido para o tráfego de veículos.
Em conversa com as autoridades, foi possível apurar que no domingo a tarde, o leito do rio passava dos dez metros de profundidade. A cada hora, o rio eleva o volume de águas em pelo menos um centímetro. O alerta chegou, quando o Rio Jaru alcançou 8,50 metros de profundidade.
Quem se lembra da maior enchente ocorrida em Jaru?
Foi em 2016 que o município passou por uma das maiores enchentes da Região Norte, quando mais de 500 famílias sofreram perdas, tiveram de deixar suas casas e alguns, perderam quase tudo, infelizmente. Os Rios Jaru e Mororó, novamente estão fora da caixa e o alerta é máximo, neste momento.
Leia a reportagem de janeiro
Chuvas de janeiro colocam o Rio Jaru para fora da caixa, neste fim de semana