
Após dias de incerteza e apreensão na comunidade, a Polícia Civil, concluiu a investigação sobre a morte de Roberto Carlos Lopes dos Santos, de 50 anos, confirmando que o óbito ocorreu por causas naturais. O laudo pericial foi decisivo para afastar qualquer hipótese de crime ou intervenção externa.
Roberto, conhecido como “Robertinho”, era natural de Coeire, no Paraná, e trabalhava como diarista na região de Cacoal. Seu desaparecimento foi registrado após ele não retornar para casa ao fim do dia, situação considerada atípica por familiares e vizinhos, o que motivou buscas.
O corpo foi localizado posteriormente em uma área de vegetação densa. Diante das circunstâncias do encontro, o caso foi inicialmente tratado como morte suspeita, levando a Delegacia de Crimes contra a Vida de Cacoal a instaurar investigação detalhada.

De acordo com a delegada Erika Demarchi, a apuração, aliada aos laudos periciais e à oitiva de testemunhas, confirmou que Robertinho sofreu um mal súbito, possivelmente associado a problemas de saúde preexistentes, incluindo complicações hepáticas relacionadas ao consumo de álcool. Ele teria caído durante o retorno para casa, já sem vida.
As investigações também revelaram que pessoas que estavam com a vítima no dia do ocorrido localizaram o corpo ainda na mesma data, mas omitiram essa informação às autoridades inicialmente. Segundo apurado, o receio de represálias ou de não serem acreditados motivou versões inconsistentes apresentadas à polícia.
Diante disso, uma pessoa foi indiciada por falso testemunho, crime previsto com pena de reclusão de dois a quatro anos. Outros envolvidos que se retrataram não serão responsabilizados.
A Polícia Civil reforçou que não há qualquer indício de violência ou participação de terceiros na morte, encerrando o caso como óbito natural.
Nelson Salles da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!