MENU

Rondônia em alerta: Idaron promove 'Semana da Raiva' e Cacoal intensifica vacinação de pets

Compartilhar:
Rondônia em alerta: Idaron promove 'Semana da Raiva' e Cacoal intensifica vacinação de pets

Com o objetivo de reforçar o controle e a prevenção de uma das mais temidas doenças do campo, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) de Rondônia instituiu a 'Semana da Raiva' entre os dias 23 e 27 de setembro. Durante este período, a Agência intensifica as ações educativas em todas as regiões do estado, voltadas especificamente para a raiva em animais de produção.

O foco principal da iniciativa é alertar os pecuaristas para a importância da vacinação de seus rebanhos contra a raiva e a comunicação imediata à Idaron sobre a existência de animais enfermos ou com mordeduras de morcegos em suas propriedades.

Na 'Semana da Raiva', a equipe da Idaron orienta os produtores rurais sobre os procedimentos corretos de vacinação e a notificação de casos suspeitos. A comunicação de animais com mordeduras de morcegos também é crucial, pois permite à Agência iniciar rapidamente o trabalho de investigação de doenças e o controle da dispersão do vírus.

O fiscal da Idaron, João Otávio, sublinha a gravidade da doença e o papel do morcego na transmissão:

"É uma doença transmitida pelo morcego. Por mais que a vacinação de gado não seja obrigatória, é muito importante que os pecuaristas a façam, para evitar essa doença que não tem cura."

A raiva é uma zoonose fatal e o controle nos animais de produção é vital para a saúde do rebanho e a segurança da cadeia produtiva.

Em uma ação complementar de prevenção, voltada para a saúde pública e o controle da doença em áreas urbanas, a Capital do Café, também intensificou as medidas contra a raiva.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Cacoal realizou um grande mutirão de imunização no último fim de semana, vacinando milhares de animais domésticos, como cães e gatos, em nove pontos estratégicos na Região Leste da cidade.

Segundo o CCZ, essa campanha de vacinação contra a raiva será expandida, e outros bairros e regiões de Cacoal também receberão a imunização nas próximas semanas, garantindo a proteção da população animal e a segurança da comunidade.

As ações coordenadas entre a Idaron, focada nos rebanhos, e as campanhas municipais, voltadas para os pets, demonstram um esforço conjunto em Rondônia para manter a doença sob controle. Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!