Rondônia, 4 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Rondônia produz o triplo de peixe em cativeiro que o Amazonas

O estado está na frente de Mato Grosso, Maranhão, Pará e Acre. É o maior produtor da Região Norte, mas ainda assim, os investimentos estão no Sudeste.

Autor:
Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixe do país – Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia

Entre janeiro e junho deste ano, as exportações da piscicultura brasileira dobraram em valor e cresceram 14%, totalizando US$ 14 milhões e quase 5 mil toneladas, segundo informativo sobre Comércio Exterior da Piscicultura, produzido pela Embrapa, que monitora todos os estados brasileiros.

Rondônia, é o maior produtor da Região Norte do Brasil. De acordo com informações da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR 2021), a produção de peixes nativos em cativeiro no estado em 2020 foi, em toneladas, de 65,5 mil, seguido de Mato Grosso com 42 mil, Maranhão 40,5 mil, Pará 24,9 mil e Amazonas 21,5 mil.

Ainda assim, os olhos dos grandes investidores estão voltados para o Sudeste do país. Ariquemes (RO) é a cidade que mais produz peixe em cativeiro em Rondônia, consequentemente, a que mais produz peixe na Região Norte. Quase todos os investimentos feitos nos últimos anos no setor, são parcerias público/privado, sem que grandes empresas de outros estados, venham somar.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participou ontem, da abertura da quarta edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil, em Foz do Iguaçu no Paraná, um dos principais eventos do setor aquícola.

No evento, Montes destacou que umas das metas é abrir novos mercados para o pescado brasileiro e teria incluído o peixe de Rondônia. O secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jairo Gund, afirmou que, além dos esforços para reabrir o mercado europeu para o pescado brasileiro, o Mapa tem trabalhado junto aos adidos agrícolas para levantar as potencialidades dos produtos no mercado mundial.

Quem sabe todos os investimentos anunciados em eventos políticos e porque não dizer: “politiqueiros”, realmente venham para somar aos piscicultores do estado.

 

Nelson Salim Salles/Canal Rural



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário