O humorista Marcelo Adnet esteve por trás do samba-enredo de duas campeãs do Carnaval carioca em 2026. O artista é um dos autores do samba da União de Maricá, vencedora da Série Ouro, e também integra o time que assina o hino da Viradouro, campeã do Grupo Especial.
No caso da União de Maricá, com o título, a agremiação garantiu uma vaga no Grupo Especial em 2027, pela primeira vez desde a fundação em 2015. Após o desfile na Marquês de Sapucaí, a escola somou 269,4 pontos na apuração e conquistou o campeonato com o enredo Berenguendéns e Balangandãs.
Além de Adnet, o samba da União de Maricá foi composto por Babby do Cavaco, Rafael Gigante, Hélio Porto, Jefferson Oliveira e André do Posto 7. A interpretação ficou a cargo de Zé Paulo Sierra.
O desfile exaltou a cultura e a ancestralidade negra ao abordar a joalheria afro-brasileira, destacando os balangandãs como símbolos de resistência e identidade no período colonial e imperial.
Já na Viradouro, campeã do Grupo Especial, o samba-enredo apresentado foi Pra Cima, Ciça, homenagem ao mestre de bateria da escola. Adnet também está entre os autores da obra, ao lado de Claudio Mattos, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo, Lucas Neves, Rodrigo Rolla, Ronaldo Maiatto, Bertolo, Silvio Mesquita, Anderson Lemos, Sandrinho e Thiago Meiners. A interpretação ficou por conta de Wander Pires.
Fundada em 2015, a União de Maricá foi campeã da Série Bronze em 2018 e da Série Prata em 2023, consolidando uma trajetória de ascensão até alcançar o Grupo Especial. Já a Viradouro conquistou seu quarto título no grupo mais importante do Carnaval carioca.
UNIÃO DE MARICÁ 2026 | SAMBA-ENREDO CAMPEÃO
Por Pedro Cards