MENU

Secretaria de Saúde de Rolim de Moura esclarece morte de adolescente e descarta surto de meningite no município

Coletiva da SEMUSA detalhou exames, explicou o tipo de bactéria identificada e reforçou orientações à população sobre sintomas e prevenção.

Compartilhar:
1779359161_0644705c455ab66df336.jpg
Semusa descarta surto de meningite, após morte de adolescente, em Rolim de Moura

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura realizou uma coletiva de imprensa para esclarecer detalhes sobre a morte de um adolescente, inicialmente suspeita de meningite bacteriana. Durante a reunião, a equipe técnica da SEMUSA apresentou informações oficiais sobre os exames realizados, o acompanhamento epidemiológico e o resultado laboratorial definitivo do caso.

Segundo a secretária municipal de Saúde, a coletiva teve como principal objetivo levar informações técnicas e transparentes à população, evitando desinformação e pânico diante da repercussão do caso.

O coordenador de Vigilância em Saúde do município, Álvaro, explicou que desde a entrada do adolescente na unidade hospitalar, houve suspeita de meningite, o que motivou o monitoramento imediato por parte das equipes de saúde.

De acordo com ele, os primeiros exames apresentaram divergências. Um teste teria apontado resultado positivo e outro negativo, situação que exigiu cautela antes da divulgação oficial das informações.

A equipe optou por aguardar o resultado da cultura laboratorial do líquido coletado, exame considerado mais preciso para identificação da bactéria responsável pelo quadro clínico.

O resultado foi divulgado pelo LACEN na manhã da última segunda-feira, apontando a presença da bactéria Staphylococcus hominis. Conforme esclarecido pela equipe técnica, trata-se de uma bactéria comum presente na pele humana e que pode estar associada a infecções diversas, como infecções de ouvido ou dentárias.

A Secretaria de Saúde ressaltou que a bactéria identificada não possui relação com os casos mais graves e alarmantes registrados em outros estados brasileiros, como Mato Grosso, afastando, neste momento, a hipótese de surto epidemiológico em Rolim de Moura.

1779359360_8c4deacd710d34aac20a.jpg
Ação da doença no cerébro e todas as alterações provocadas

Mesmo assim, os profissionais enfatizaram que o caso segue sendo tratado com seriedade devido à gravidade que levou o adolescente ao óbito. Uma das hipóteses levantadas pelos especialistas é de que uma possível fragilidade no sistema imunológico possa ter contribuído para a evolução severa da infecção.

Outro ponto esclarecido durante a coletiva foi o estado de saúde da professora do adolescente. Segundo a SEMUSA, ela recebeu alta médica na última segunda-feira e o exame divulgado posteriormente descartou meningite.

O médico pediatra doutor Patrick também participou da coletiva e aproveitou para orientar a população sobre os principais sinais de alerta da meningite, reforçando a necessidade de buscar atendimento médico diante de sintomas específicos.

Entre os sintomas destacados estão febre alta, rigidez na nuca, dificuldade para abaixar a cabeça, vômitos persistentes e sensibilidade intensa à luz.

O especialista tranquilizou a população de Rolim de Moura e de Rondônia, afirmando que, neste momento, não há cenário de surto confirmado relacionado ao caso investigado.



Nelson Salles da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!


Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →