MENU

Seduc abre inscrições para a 2ª edição do Intercâmbio Educacional nos Estados Unidos

O titular da Seduc, Massud Badra, destaca que o intercâmbio amplia as oportunidades de formação dos estudantes da rede estadual ao proporcionar uma experiência acadêmica e cultural internacional.

Compartilhar:
Seduc abre inscrições para  a 2ª edição do Intercâmbio Educacional nos Estados Unidos


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu, nesta sexta-feira (25), as inscrições para o Intercâmbio Educacional Internacional Rondônia – New Mexico Military Institute (NMMI) 2027. O programa oferece 50 vagas para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia, com inscrições abertas até 16 de outubro. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pelo formulário eletrônico disponibilizado pela Seduc por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSoC0UJz8-HBKYIjPSatNl1HcgFFCOhHloON8-4V3z2dpx9w/viewform.


Do total de vagas, 30 são destinadas a estudantes do Ensino Médio dos Colégios Tiradentes da Polícia Militar (CTPMs) e do Colégio Militar Dom Pedro II (CMDPII), 10 são destinadas aos estudantes das demais escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e outras 10 são reservadas para a prorrogação do semestre letivo de estudantes selecionados na primeira edição do programa. Os participantes selecionados cursarão o período acadêmico no NMMI entre 5 de janeiro de 2027 a 8 de maio de 2027, integrados à rotina acadêmica e institucional da instituição norte-americana.


O titular da Seduc, Massud Badra, destaca que o intercâmbio amplia as oportunidades de formação dos estudantes da rede estadual ao proporcionar uma experiência acadêmica e cultural internacional. “O Intercâmbio Educacional Internacional amplia as oportunidades de formação dos estudantes da rede estadual, proporcionando uma experiência acadêmica e cultural em outro país. A iniciativa contribui para o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo juvenil e das competências necessárias para a trajetória acadêmica e profissional’’.


A coordenadora de Educação Básica, Daniele Brasil, ressalta que o intercâmbio amplia o contato dos estudantes com diferentes formas de aprendizagem e organização da rotina escolar. “Ao vivenciar esse novo ambiente, eles têm a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos na escola e desenvolver novas habilidades a partir dessa experiência’’.


Para participar da seleção, o estudante deve estar regularmente matriculado na Rede Pública Estadual de Ensino em 2026 e apto a cursar o Ensino Médio em 2027. Também é exigida pontuação mínima de 65 (sessenta e cinco) pontos no Duolingo English Test (DET), com certificado válido. Podem se inscrever estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em 2026, desde que estejam aptos a ingressar no Ensino Médio em 2027. Alunos que estejam no 3º ano do Ensino Médio em 2026 não podem participar.


DOCUMENTAÇÃO


Entre os documentos exigidos estão documentos pessoais, certificado válido do DET, passaporte, documentação escolar, autorizações para viagem internacional, quando necessárias, além de documentos de saúde, vacinação, admissão e procedimentos consulares. A classificação inicial considera a pontuação obtida no DET, em ordem decrescente, dentro de cada grupo de concorrência.


Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação (Ascom)

Secretaria de Estado da Educação (Seduc)


Junte-se ao Nosso Grupo! Receba notícias em primeira mão

Faça parte do nosso grupo WhatsApp.

Entrar Agora →