
Nos últimos dias, Cacoal, vem enfrentando um aumento expressivo nos casos de Influenza A. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do município, em menos de uma semana, 60 pessoas testaram positivo para a doença, sendo que 17 delas precisaram de internação, e algumas delas estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a síndromes gripais graves.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ivani Gromann, alertou para um problema que pode estar agravando o quadro: a subnotificação. Segundo Gromann, muitos moradores infectados não buscam atendimento médico, o que impede um diagnóstico preciso da situação epidemiológica. “Tem um grande grupo de pessoas que não procuram as unidades de saúde, mas que também estão doentes”, afirmou.
O avanço da Influenza A em Cacoal poderia ser evitado com medidas preventivas mais eficazes, como a vacinação. Segundo a Secretaria de Saúde, menos de 50% da população procurou imunização contra a gripe na última campanha de vacinação. Apesar da baixa adesão, ainda há doses remanescentes disponíveis nos postos de saúde do município, totalizando pouco mais de mil doses.
As autoridades locais reforçam a importância da vacinação para evitar complicações relacionadas à gripe, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades. Diante do cenário preocupante, a Secretaria de Saúde de Cacoal pede à população que busque atendimento ao apresentar sintomas gripais e que aproveite as doses restantes da vacina para reforçar a imunização coletiva.
Leia Mais
Campanha de Vacinação Escolar em Cacoal atualiza carteiras e fortalece a imunização
O Minuto Notícia – Informação é Poder!