O número 1 do ranking da ATP, Carlos Alcaraz, afirmou que ganhar o Australian Open em 2026 é seu objetivo principal para a temporada, já que ainda não venceu o torneio e quer completar os quatro maiores títulos do tênis em sua prateleira de títulos. O espanhol soma seis vitórias em Grand Slam, com duas conquistas em cada um dos três – Roland Garros, US Open e Wimbledon.
O tenista destacou, ao site Tennis Channel, que triunfar em Melbourne seria um passo gigante. “Quero completar o calendário do Grand Slam”, disse. Ele reconhece, porém, que disputar o Aberto da Austrália no início da temporada é desafiador por “chegar sem ritmo de jogo”.
Em sua trajetória na competição, Alcaraz já participou quatro vezes. Ele estreou em 2021, mas parou na segunda rodada. Na edição seguinte, avançou até a terceira rodada, sendo eliminado por Matteo Berrettini.
Depois de pular a edição de 2023, o espanhol voltou forte em 2024 e alcançou as quartas de final, mas foi derrotado por Alexander Zverev, atual número 3 do mundo. No Australian Open de 2025, repetiu a campanha até as quartas, sendo derrotado por Novak Djokovic.
Apesar da eliminação, a temporada de 2025 foi histórica para ele. Alcaraz conquistou oito títulos, entre eles o Roland Garros e US Open, chegando a seis Grand Slams no total.Ainda em 2025, Alcaraz não terá mais disputas oficiais do calendário da ATP. O retorno às quadras está previsto para dezembro, quando ele disputará dois amistosos nos Estados Unidos. Um deles, no dia 8, será contra o brasileiro João Fonseca, em Miami.
Por Mateus Peres