O xadrez, é um esporte complexo para muitos, mas para um grupo de estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Cacoal (CTPM), que participou do 1º Torneio de Xadrez, o jogo não tem tantos segredos, basta ter uma dose de concentração, um olhar apurado e saber traçar boas estratégias de jogo, conforme apurou a repórter Fernanda Bonilha, que entrevistou Maysa Silva de 15 anos, aluna confiante do CTPM.
Maysa durante a sua entrevista pontuou que o mais importante é concentração, para evitar erros na estratégia a ser tomada, jogadas devem ser decididas com precisão, pensando inclusive, na reação do outro atleta.
Ainda conforme a reportagem, foram reunidos neste primeiro evento, 24 enxadristas. Eles participaram do torneio promovido pelo colégio, que tem o esporte como parte da grade curricular, proporcionando aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades, como informou o diretor da unidade em Cacoal, Ten. Cel. PM Matos.
O diretor pontou que o objetivo é despertar nos atletas a motivação para boas práticas esportivas, além de concentração, estratégia, superação dos desafios, raciocínio lógico, além de ter o xadrez como atividade de lazer.
Rogério Kester, professor de xadrez disse que o objetivo é difundir o esporte entre os alunos. Kester também revelou o quanto o jogo de xadrez pode ser benéfico para esses competidores.
“Foram divididos em dois grupos, alunos do 6º ao 8º ano e alunos de 9º e Ensino Médio. É um trabalho que tem pouco tempo, mas tem vários alunos gostando da ideia”.
Conforme Kester, os alunos aprendem estratégia, também a formar planos e que cada decisão, tem consequências. “Trabalhamos aqui com os alunos que cada decisão em nossa vida, produz consequências, o que desperta neles o senso de responsabilidade”, pontuou.
Assista a reportagem da TV Allamanda na íntegra
Nelson Salim