Três seleções se garantiram pela primeira vez na Copa do Mundo de 2026, sendo duas nas Eliminatórias da Ásia e uma da África. Jordânia, Uzbequistão e Cabo Verde farão suas estreias na competição.
O Uzbequistão se classificou para o torneio após conquistar a segunda colocação de seu grupo. Além disso, antes da derrota para o Uruguai, em amistoso realizado na última segunda-feira (13/10), a equipe estava 11 jogos sem perder.
Outro fator que chama a atenção é o novo treinador do país. Trata-se de Fabio Cannavaro, campeão do mundo com a Itália em 2006, que assumiu a seleção uzbeque no último dia 6/10. O comandante já realizou dois jogos com a equipe, com uma vitória e uma derrota.
Assim como o Uzbequistão, a Jordânia se classificou após terminar como segunda colocada nas Eliminatórias da Ásia. Antes da ida inédita à Copa do Mundo, a equipe se prepara para a Copa Árabe, onde irá enfrentar o Egito, equipe também garantida no mundial, na fase de grupos.
Além das duas equipes da Ásia, um país da África também fará a estreia na competição: Cabo Verde. Junto a outras oito nações, o país foi líder do grupo e conquistou a vaga na Copa do Mundo. Confira as seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026: Canadá (País-sede) México (País-sede) Estados Unidos (País-sede) Japão Nova Zelândia Irã Argentina Uzbequistão Coréia do Sul Jordânia Austrália Brasil Equador Uruguai Colômbia Paraguai Marrocos Tunísia Egito Argélia Gana Cabo Verde África do Sul Catar Inglaterra Arábia Saudita Costa do Marfim Senegal