Na tarde de segunda-feira, 29 de setembro, um forte vendaval atingiu Vilhena (RO), provocando quedas de árvores nas proximidades do aeroporto local e transtornos significativos.
A tempestade coincidiu com a chegada de um voo da companhia Azul, oriundo de Campinas (SP), que precisou arremeter e, em seguida, foi desviado para o aeroporto de Cacoal, a cerca de 220 km de distância. O empresário Wal Silva, entusiasta da aviação que acompanhava operações no aeroporto de Vilhena, gravou um vídeo explicando a manobra. Segundo ele, o Embraer E195 E2 não poderia realizar o pouso devido às rajadas de vento que ultrapassaram o limite estrutural da aeronave, o que poderia resultar em uma excursão de pista e risco de acidente grave. “Por medidas de segurança, a aeronave não pode pousar com rajadas de vento muito acima do limite estrutural do aparelho”, ressaltou.
Ainda não foi informado o número de passageiros que estavam a bordo do voo no momento do desvio. A Azul deverá organizar a logística de retorno para que os passageiros que aguardavam embarque em Vilhena também sejam atendidos. Imagens feitas no local mostram o cenário de destruição causado pelo vendaval, reforçando a gravidade da situação.
A ocorrência chamou atenção da comunidade local e reacendeu debates sobre os impactos ambientais e climáticos na região, com moradores relacionando o episódio ao desmatamento. VEJA O VÍDEO Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por O Minuto Notícia - Informação é Poder! (@ominutonoticia) MAIS VÍDEOS Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por O Minuto Notícia - Informação é Poder! (@ominutonoticia) As informações e vídeos, são do Folha do Sul Online Da Redação O Minuto Notícia – Informação é Poder!