Os moradores do distrito de Tarilândia em Jaru (RO) e zona rural do município de Governador Jorge Teixeira (RO) deverão buscar alternativas quando trafegarem na RO-010, se for preciso passar pelo rio Jaru.
A ponte está interditada devido as más condições da infraestrutura e está sendo feito um trabalho paliativo, ou seja, uma espécie de “remendo” em tábuas e algumas vigas da ponte, a fim de garantir a trafegabilidade.
Pela ponte, passam diariamente alunos que estudam no distrito de Tarilândia, além de leiteiros, boiadeiros e outros veículos, especialmente de moradores da região, que se deslocam diuturnamente, o que está sendo um risco, pois a ponte está em péssimas condições.
A mãe de uma aluna de sete anos, pediu ajuda para as autoridades através de um vídeo enviado para a repórter da Rede Amazônica Mikely Azevedo. Segundo a mulher que mora em Governador Jorge Teixeira, há alunos do pré-escolar, com menos de sete anos passando pelo local.
Os riscos são constantes, pois os alunos deixam o ônibus quando chega na ponte com estrutura comprometida e só embarcam do outro lado. “Eles têm de passar a pé. Todos se sentem mais seguros assim”, disse uma pessoa que falou com o jornal eletrônico OMN.
O residente do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) em Jaru, João Paulo disse que já foi solicitado um estudo técnico para viabilizar a construção de uma ponte de concreto.
Foi ele quem informou o impedimento do tráfego na ponte a partir das 12h, desta terça-feira.