Neste sábado 19 de fevereiro, no período da manhã, foi registrada a elevação das águas do Rio Jaru, no perímetro urbano. O rio está no limite da caixa do leito, ou seja, quase transbordando.
Há informações sobre alerta emitido pelas autoridades responsáveis, devido a previsão de chuvas nas próximas horas. Jaru, assim como os municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Ji-Paraná, já sofreu com enchentes, que provocaram muitos prejuízos para as famílias atingidas.
A correnteza do rio está forte e conforme as autoridades, é expressamente proibido que a população tome banho, pratique mergulhos e muito menos, salte da ponte, como já ocorreu anteriormente. A orientação é para que ninguém se arrisque.
VÍDEO
segue
Um pescador que conversou a reportagem embaixo da ponte do rio Jaru, disse que mora no município já fazem 30 anos. Ele contou que todos os anos a baixa das águas deixando o rio muito raso e a elevação no período chuvoso, sempre ocorreu e na mesma proporção, com exceção de 2016, quando ocorreu uma das maiores enchentes e transbordos do rio, em toda a história da cidade.
O Jornal Eletrônico O Minuto Notícia segue acompanhando as informações sobre as chuvas e elevação das águas do Rio Jaru.
Nelson Salim Salles