Nesta terça-feira, 11 de janeiro, um internauta enviou uma imagem da frente da agencia da Caixa Econômica Federal, em Jaru (RO), supostamente no intuito de mostrar o prédio, a agencia e uma enorme fila formada ao longo da avenida Florianópolis.
A imagem serviu para mostrar o que ocorre de segunda, a sexta-feira, na frente da agencia, quando se fala em atendimento na parte interna do banco. E na parte dos caixas também. Há sempre filas, segundo clientes.
Uma pessoa que conversou com a reportagem, disse que chegou a agencia por volta das 09h, para pedir uma informação. Foram 35 minutos até o atendente chegar. Em dois minutos ele relatou o que precisava de informação e o atendente sumiu para a parte interna da agencia, onde buscaria informações… foram mais 23 minutos.
Quando o atendente retornou ele disse: “o senhor vai ter de ficar na fila para tentar resolver a sua situação lá dentro, no atendimento com um dos colaboradores”.
Isso o deixou mais indignado, pois, ele já havia perdido bastante tempo e ainda assim, não conseguiu saber se, ficando na fila por mais tempo, conseguiria resolver, ou não.
O que deixou esse cliente perplexo, é que existe uma lei em muitos municípios do país – não foi possível apurar se vigora em Jaru, o que está sendo buscado neste momento – que é conhecida como a famosa “Lei dos 15 minutos”, que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico.
“Em Jaru, em alguns bancos, o tempo excede duas horas fácil. Eu não sei o que fazer. Já procurei vereador, fui na prefeitura um dia, mas me disseram que não era lá. Já falei com algumas pessoas da imprensa, mas ninguém tem a resposta”, constatou.
Tentamos conversar com o gerente da agencia local, mas ele não estava presente. Retornamos mais tarde, mas o atendimento já estaria suspenso, o que impossibilitou uma resposta da Caixa.
Nelson Salim Salles