Uma médica do Pronto Atendimento Municipal de Cacoal (PAM), comprou uma briga grande na tarde deste domingo, 21 de abril, após um paciente idoso de 83 anos, com problemas de pressão arterial, ter chegado ao PAM com sangramento anal – fissura anal –, sendo estabilizado e enviado para o Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro), teria, segundo uma fonte do PAM, sido recusado. “A direção do Heuro queria transferir para Porto Velho (RO), mas ele não vai aguentar. Perdeu muito sangue e não aguenta a viagem”, disse para a reportagem.
Ainda conforme informações, a médica que recebeu o idoso no PAM e fez a estabilização dele, por ter nítida convicção de que ele não chegaria vivo na capital, não aceitou a transferência.
O paciente é morador da Linha 21, zona rural de Cacoal e os problemas de saúde e a perda de sangue, certamente provocariam a morte da vítima. A fonte que conversou com a nossa reportagem disse que a médica enfrentou a direção do Heuro, que ainda não respondeu as nossas tentativas de contato.
A médica insistiu e conseguiu com muito esforço, colocar o paciente na sala vermelha do Heuro. Após um tempo de discussões entre a direção da unidade e a médica, o paciente foi regulado para o município e está recebendo tratamento. Seu estado de saúde é grave. A idade e a perda de sangue, agravaram muito o quadro.
Ainda não se sabe o que de fato está acontecendo com a saúde pública no município, especialmente no que envolve o Governo do Estado, que através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem emitido “notas” esclarecendo ações tomadas pelas duas unidades no município, HGR e Heuro, ações estas que repercutem negativamente.
A redação recebeu uma espécie de relatório das duas unidades, que informa todas as solicitações de urgência e emergência oriundas de Cacoal. Os relatórios são do dia 1º de abril até a sexta-feira, 18 de abril.
Período: 01/04/2024 — 18/04/2024
Solicitações recebidas no período: 82
Solicitações atendidas: 63 (77%)
Solicitações não atendidas: 19 (23%)
Encaminhamentos para o HEURO: 57 (90%)
Encaminhamentos para o HRC: 1 (1,5%)
Encaminhamentos para o HJP2 (PVH): 3 (4,7%)
Encaminhamentos para o HB: 1 (1,5%)
Encaminhamentos para o HRV: 1 (1,5%)
HEURO — Contabilização das entradas
Período 01/04/2024 — 16/04/2024
Total de entradas no período: 416
Total de encaminhamentos pela CRUE: 137 (33%)
Total de entradas diretas do PAM: 19 (5%)
Total de entradas pelos bombeiros: 1 (0,24%)
Total de entradas em livre demanda: 259 (62%)
A Sesau ainda emitiu Nota de Esclarecimento, após as recentes declarações sobre a regulação de pacientes.
A reportagem conversou com servidores da secretaria que garantiram que nada do que foi ventilado recentemente nas redes sociais, seria verdadeiro.
Leia a Nota da Sesau
A Secretaria de estado da saúde vem por meio deste esclarecer que, com o objetivo de cumprir a decisão judicial contida no Processo nº 0011557-86.2014.8.22.0007 que determina as medidas a serem adotadas entre o Estado de Rondônia através da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e o Município de Cacoal através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) para ativação do PAM.
Dessa forma a SESAU tem buscado reestruturar os serviços de saúde por meio de ações que visam garantir atendimento oportuno e seguro aos usuários do SUS. Assim se faz necessário que os serviços de saúde absorvam os atendimentos de acordo com o nível de complexidade que lhe compete.
O Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (HEURO-CACOAL), é a unidade de referência para atenção às urgência e emergência de média e alta complexidade da Macrorregião de Saúde II que atende ocorrência dos 34 municípios da região.
Importante ressaltar, que o município de Cacoal é sede da segunda macrorregião do estado, e considerando o porte e demanda populacional, requer uma atenção organizada de urgência e emergência, com Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
O município de Cacoal embora não possua UPA 24h, dispõe do Pronto Atendimento PAM, serviço não hospitalar de urgência 24h, e deve prestar atendimento similar, resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, devendo prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes, realizando a investigação diagnóstica inicial, e definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
Conforme tratativas iniciadas em 2014 o Estado de Rondônia e o Município de Cacoal firmaram uma força