Nas eleições, não basta apenas ouvir promessas – é fundamental analisar o histórico e as ações de cada candidato em prol dos animais. A proteção animal vai muito além do discurso e precisa de projetos reais e engajamento contínuo. É de conhecimento geral que Cacoal ainda não dispõe de políticas públicas consolidadas no que se refere ao manejo de animais de rua e combate aos maus tratos contra animais e considerando a importância do tema, a Associação Vira Lata Vira Amor está fazendo uma sabatina com todos os candidatos do município.
“Nós somos uma associação particular, nós somos apartidários, mas nós não somos apolíticos. Nós entendemos que a política influencia diretamente nas nossas atividades, porque a situação dos animais de rua só vai ser resolvida quando a gente tiver pessoas no poder, que tenham poder suficiente e força de vontade para resolver essa questão. Então a gente está dando essa oportunidade a todos os candidatos que tenham interesse, que queiram fazer um compromisso não só com a causa animal, mas também com o meio ambiente para que eles nos visitem, conheçam a nossa realidade e possam trazer as propostas deles”, comenta Natália Pina, conselheira fiscal da Associação.
O trabalho da Associação é totalmente voluntário, porém eles não conseguem atender a demanda, pois, o número de animais vítimas de abandono e maus tratos não para de crescer. Por isso, é importante escolher bem os representantes para essa realidade mude o quanto antes.
“Nós estamos com uma campanha, há muito tempo já, falando para que as pessoas escolham bem os seus representantes, que elas pesquisem as propostas, que votem com consciência, pois sabemos da pluralidade política que temos em Cacoal e por isso tivemos essa iniciativa de ouvir todo mundo. Queremos que eles conheçam a realidade do nosso trabalho, não só fazer as promessas, os compromissos, mas estar aqui e conhecer de fato a nossa realidade”, reforça.
Ainda segundo a conselheira, a proteção dos direitos dos animais precisa se tornar uma responsabilidade compartilhada pelo governo e pela sociedade. É preciso que tanto os candidatos quanto os eleitores conheçam o trabalho da associação e entendam a importância da causa, uma vez que animais de rua podem transmitir doenças, causar acidentes de trânsito, bem como serem vetores de diversos parasitas.
“Nós nos revezamos e todos os dias temos recebido aqui alguns candidatos, seja a prefeito, seja a vereador, nós fazemos alguns questionamentos a eles, mostramos a nossa realidade, explica o que a gente espera dos nossos representantes e também pede para que eles assinem uma carta compromisso, onde eles se comprometem não só com a causa animal, mas também com o meio ambiente”, conclui Natália.
Outras notícias
O Minuto Notícia – Informação é Poder!