A Associação Jaruense de Imprensa (AJI), em apoio à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que divulgou nesta quarta-feira (19) uma nota de repúdio na qual “considera preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões”.
“As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado de Direito. Ao renovar sua confiança na Justiça Eleitoral, a Abert ressalta que a liberdade de imprensa é uma garantia para o exercício do jornalismo profissional e do direito do cidadão de ser informado”, diz o comunicado.
A Abert é uma organização fundada em 1962, que representa mais de 3.000 emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.
A AJI também repudia tal ato de cerceamento à liberdade de imprensa praticado pela nossa Justiça, pois em um futuro bem próximo também poderemos ser impedidos de exercer as nossas funções, que são garantidas na Constituição Federal.