
Na manhã desta segunda-feira, 28 de abril, Forças de Segurança de Rondônia, deflagraram a Operação Audere Capitis, uma ação estratégica inserida no contexto da Operação Maximus II, que visa combater facções criminosas atuantes em Vilhena (RO). A informação foi divulgada amplamente nas redes sociais das Polícias Civil e Militar.
Conforme as investigações, os alvos são responsáveis por diversos homicídios registrados nos últimos dias no Cone Sul de Rondonia. O objetivo foi desarticular as organizações criminosas e restabelecer a sensação de segurança para a população.
A operação contou com mais de 120 policiais militares e civis, reunindo equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil de Vilhena e também de Cacoal (RO).
Foram empregados reforços estratégicos de diversas unidades especializadas, incluindo efetivos do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR) de Porto Velho, do Patamo (Pelotão de Patrulhamento Tático Móvel) de Cacoal, Rolim de Moura (RO) e Jaru (RO), além das Forças Táticas de Colorado do Oeste, Cerejeiras e Alta Floresta.

Para dar suporte às ações, foram utilizados cães farejadores e um helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), garantindo maior eficácia nas buscas e no cumprimento dos mandados.
Durante a ação, diversos mandados de busca e apreensão foram cumpridos em alvos localizados não apenas no município de Vilhena.
Também houve cumprimento de mandados judiciais nas cidades de Rolim de Moura, Ji-Paraná (RO) e Porto Velho (RO), evidenciando a amplitude da operação e a preocupação das autoridades em desmantelar as redes criminosas atuantes em diferentes regiões do Estado.
A Operação Audere Capitis é fruto de um trabalho integrado entre a Polícia Civil, representada pela Delegacia Regional de Vilhena, e a Polícia Militar, por meio do Comando Regional de Policiamento III e 3º Batalhão de Polícia Militar, e das demais instituições de segurança pública atuantes no município.

Ao todo, foram apreendidas nove armas de fogo, sendo:
- 01 fuzil calibre .30; 01 pistola calibre 9mm;
- 02 pistolas calibre .380; 02 revólveres calibre .38;
- 01 revólver calibre .22; 01 espingarda calibre .36;
- 01 espingarda calibre .22, totalizando 09 (nove) armas de fogo.
Também foram recolhidas 476 munições de diversos calibres, aproximadamente dois quilos de entorpecentes (entre cocaína e maconha), e dois coletes balísticos.
Além disso, foi apreendido o montante de R$ 77.069,00 (setenta e sete mil e sessenta e nove reais), entre cheques e dinheiro em espécie.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, dois indivíduos reagiram à abordagem policial utilizando armas de fogo. Ambos foram alvejados e imediatamente socorridos pelas equipes policiais, porém não resistiram aos ferimentos e morreram.
Um dos elementos mortos no confronto, possuía mandado de prisão em aberto pela prática de cinco homicídios no município de Cabixi (RO), com condenação total de 58 anos de prisão, e estava de posse de um fuzil no momento da resistência. Sete pessoas foram conduzidas para a delegacia, permanecendo à disposição da Justiça.
O nome Audere Capitis, que pode ser traduzido como “ousar liderar” ou “ousar tomar a dianteira”, reflete o espírito da ação: agir com coragem e determinação no enfrentamento à criminalidade organizada que ameaça a ordem pública.

Leia Mais
Mae e filho, vítima de execução a tiros, são identificados em Vilhena, RO
O Minuto Notícia – Informação é Poder!