Entre os anos 1961 e 1964, o Brasil foi governado pelo presidente João Goulart – conhecido como Jango – época em que o país passava por uma recessão econômica muito grande e também por uma crise política, com um parlamento carregado de idealistas e esquerdistas/socialistas, que só fizeram atrapalhar o desenvolvimento do país.
Foi nessa década, entre os anos 1960 e 1970, que nasceu o chamado Clube dos Onze, liderado por ninguém menos que Leonel Brizola. Foi um tempo de discurso duríssimos contra o país, diga-se de passagem. O Clube dos Onze, só atrapalhou, na opinião de juristas e jornalistas da época, que não eram de esquerda.
Quem estudou jornalismo, sabe que a História do Brasil é uma das principais matérias do currículo universitário. É preciso saber de onde viemos, onde estamos e para onde estamos caminhando em cada cenário sócio/político/econômico até aqui.
Naquele Clube dos Onze, Brizola pregava a organização de pequenas células – cada uma composta de onze cidadãos, em todo o território nacional – que poderiam ser mobilizadas sob seu comando.
No sábado em Jaru (RO) um dos pré-candidatos ao governo nas próximas eleições, se reuniu com onze vereadores, dentre eles alguns que fazem parte da base do governo de João Gonçalves Junior – prefeito – na câmara municipal de vereadores e, conforme o que foi possível apurar, declarou apoio incondicional ao pré-candidato.
A reunião desse Clube dos Onze, foi liderada por uma vereadora, segundo informações. Essa vereadora em questão, teria perdido há muito, a proximidade que já teve com o gabinete da administração municipal e estaria buscando seu espaço a qualquer custo.
A boca-miúda – que não tem nada de pequena – um dos parlamentares confirmou a reunião e disse: “Nóis se reuniu sim hoje em onze veradô com o senadô. Nóis nunca foi chamado pra indicá uma rua sequé, do tal do Tchau Poeira do atual governadô. Pode iscrevê o que cê quisé lá, eu num tô nem aí mais”, disse.
O Senador também confirmou que se reuniu com os vereadores, mas disse que promove todos os dias esse tipo de reunião e não deu informações sobre o que foi discutido na reunião.
“Um senador da República se reúne todos os dias com diversas lideranças, políticas ou não. Essa foi só mais uma reunião onde ouvi reivindicações”, finalizou.
O Jornal Eletrônico O Minuto Notícia conversou com o presidente da câmara de vereadores de Jaru (RO), Dr. Luís do Hospital (MDB) e ele confirmou que não foi convidado e que não sabia de nenhuma reunião.
O vice-prefeito Jeverson Lima (MDB) também disse que não estava informado do assunto. Jeverson não fez qualquer comentário.
Ao que se sabe, a pequena nuvem que sombreava o sol na região de Jaru, pode estar se retirando e ao que tudo indica, raios solares estão alcançando pessoas que estavam a sombra e querem vir a luz, de qualquer forma, nem que para isto, tenham que mudar conceitos e definições do que significa compromisso, lealdade e gratidão.
Nelson Salim Salles