Rondônia, 1 de maio de 2024
O Minuto Notícia ×

Espigoense fica desabastecido de água tratada, na sexta-feira, 11

Problemas numa adutora da CAERD seria fator principal. Município é um dos que registra problemas diários com falta d’água tratada.

Autor:
Comunicado da CAERD de Espigão do Oeste-RO

A direção da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (CAERD) em Espigão do Oeste (RO) emitiu nesta sexta-feira, 11 de novembro, comunicado sobre problemas numa adutora de 300 milímetros, que passa pela avenida Sete de Setembro, centro.

Os problemas provocaram a paralisação do fornecimento de água tratada em toda a cidade, importunando os moradores e gerando burburinhos em grupos de WhatsApp, especialmente.

Os problemas na infraestrutura da CAERD em todo o Estado, não são de agora. Em Espigão muito menos. A companhia foi dilacerada anos atras, durante a gestão do antecessor do atual governador.

Há anos que a população vem sofrendo com o fornecimento intermitente da companhia, que deveria, pelo menos conforme rege a lei e seu próprio Estatuto, oferecer saneamento básico de qualidade para toda a população.

Além de Espigão do Oeste, outros municípios de Rondônia enfrentam problemas com o desabastecimento provocado pela falta de manutenção em equipamentos cruciais para a coleta, armazenamento e distribuição de água da CAERD.

Entre os municípios ao longo da BR-364, por exemplo, Jaru (RO) com mais de 58 mil habitantes, vem lutando para tirar a CAERD e implantar um sistema privado de fornecimento de água tratada.

Relembre a matéria

Subtendido: presidente da Caerd tenta culpar obras da prefeitura pela falta d’água, mas leva invertida de vereadores

Continue Lendo…. 

As reclamações são tantas, que no ano passado o ex-presidente da companhia José Irineu, que é de Pimenta Bueno (RO), onde a água é fornecida por uma companhia privada – Águas de Pimenta Bueno – foi ouvido na câmara de vereadores, que tentou buscar esclarecimentos, mas resultou em nada, ao que tudo indica.

Em Espigão do Oeste (RO) a CAERD ainda amarga a dificuldade para coletar água do assolado rio Palmeira, que degradado pelo desmatamento e assoreamento, tem dificultado cada vez mais o fornecimento de água para a população, que passa de 30 mil pessoas.

A regularização do fornecimento de água, conforme o comunicado, aconteceu as 05h, da manhã deste sábado, 12 de novembro. Comércios, empresas e população em geral, a mercê de uma empesa do governo, que é ou que foi, pelo menos, um verdadeiro cabide de empregos.

 

O Minuto Notícia – Informação é Poder!

 

Espigão do Oeste – 11/11/22

– Paralisação no abastecimento

         A CAERD informa aos seus usuários em Espigão do Oeste que, devido a um  rompimento na adutora de 300mm, localizada na Avenida Sete de Setembro, foi necessário a paralisação do sistema de abastecimento de água tratada, em toda a cidade, com previsão do retorno do abastecimento para amanhã  12/11/22 a partir das 05:00 horas.

A CAERD informa ainda que devido as obras de compactação de solo para pavimento realizadas pelo Município, estão ocorrendo rompimentos de rede diariamente, o que contribui consideravelmente para a falta de abastecimento, devido ao grande desperdício de água tratada consequente dos rompimentos.

Informações pelo WhatsApp 9.9962-9192

 

Desde já agradecemos a compreensão.

 

Espigão do Oeste, 11 de Setembro de 2022.

Oalaci Deumar Tesch

Gerente/GEDO

Portaria n° 158/DE/2019

 

Mais matérias da Caerd

Presidente da Caerd será convocado por vereadores de Jaru, RO para próxima sessão



Compartilhar


Veja Também

Deixe um Cometário